ATENÇÃO: Esse é o segundo livro da trilogia Grisha, cujo primeiro livro é Sombra e Ossos.
Contém spoilers do livro anterior.
Autora: Leigh Bardugo
Trilogia Grisha 02
Editora: Gutenberg
"O boi sente o jugo, mas será que o pássaro sente o peso de suas asas?"
Muita coisa aconteceu no livro anterior e começamos a história com Alina e Maly fugindo, procurando recomeçar a vida em um lugar distante. Sem saber o que aconteceu com Ravka ou com o Darkling, ele só procuram se distanciar o máximo possível da Dobra. Traumatizada com o que houve e impedida de usar seus poderes para não chamar a atenção de possíveis inimigos, os dois precisam trabalhar para se sustentar.
Mas o passado ainda os persegue e novos personagens aparecem na história. Sem saber se são aliados ou inimigos, Alina precisa decidir em quem confiar e qual é o melhor plano para fugir do Darkling e conquistar sua liberdade de uma vez por todas. Dividida entre o amor da sua vida e a vontade de ter mais poder, será que ela sabe o que quer?
Nossa, eu não tinha um minuto para respirar nesse livro. Até parei em um momento e continuei a ler no dia seguinte. Os personagens não tinham um minuto de paz, várias reviravoltas e decisões importantes para tomar. Só não gostei muito dos rumos que os personagens principais tomaram, falta muita comunicação entre eles.
Senti que muito do que Alina cresceu no livro anterior se perdeu aqui. Ela está em conflito com seus próprios sentimentos e desejos, não sabe em quem confiar e tenta tomar decisões muitas vezes sem muito embasamento. É visto muito sofrimento neste livro, chegou a apertar meu coração em vários momentos.
Já estou com o terceiro livro em fila e estou ansiosa para saber o desfecho dessa história. Terminei a série da Netflix e gostei bastante. Modificaram algumas coisas e aumentaram outras, mas me manteve muito interessada e ouso dizer que a gostei mais da adaptação do que do primeiro livro. E vocês, estão acompanhando essa saga? Não esqueçam de comentar :)
Boa leitura!