Alina Starkov passou a vida invisível. Órfã de uma guerra, considerada feia e fraca, ela se acostumou a viver nas sombras. A única constante em sua vida é Maly, o órfão que cresceu com ela, seu melhor amigo e o homem que ama sem que ele saiba. Em um trabalho do exército, onde ela é cartógrafa e ele um rastreador, os dois quase morrem. E quando ela o vê em perigo, um poder surge, algo que vai mudar sua vida.
Em um mundo onde algumas pessoas podem acessar habilidades que beiram a magia, os Grishas, Alina se vê retirada de tudo e todos que conhece e enviada para treinar sua conjuração, que pode salvar o país e trazer luz e paz a uma terra há muito tempo castigada. Para isso ela precisa também se envolver em um mundo novo e assustador, onde muitas intrigas a aguardam.
Essa trilogia já tem alguns anos e a capa sempre me interessou, mas foi a série da Netflix que me incentivou a lê-la. Queria muito conhecer a história antes de assistir a adaptação (uma tradição e um hábito bem antigo meu). Nos últimos tempos não tenho lido muito e tem sido difícil me concentrar, mas esse livro conseguiu prender a minha atenção.
Uma coisa que me intrigou foi que não consegui definir exatamente a idade dos personagens, mas imagino algo volta dos 19-20 anos. Há vários clichês na história, mas gostei do universo criado e das possibilidades futuras. O livro não gira tanto em torno de romance, como imaginei que seria, ele retrata mais o caminho da protagonista em se conhecer, se aceitar e analisar o mundo a sua volta.
O universo Grisha é bem intrigante e queria que a autora falasse mais da mitologia e de como os poderes se desenvolvem, de onde vem, etc. Há vários tipos de conjuradores com diversos tipos de poderes desde elementais a cura, manipulação de metais e até mesmo manipulação de órgãos de forma biológica, como o coração humano.
Em várias situações achei que iam acontecer coisas que não aconteceram e alguns pontos chave da história não me surpreenderam, entretanto estou muito curiosa sobre o que vai acontecer nos próximos livros, e já estou com o segundo engatilhado, só pretendo ver a primeira temporada da série antes.
E vocês, já são fãs dessa série de livros? Já assistiram a série da Netflix? Não esqueçam de comentar abaixo (mas sem spoiler, por favor!).
Boa leitura!