Árvore aqui de casa com alguns filtros |
O blog é de resenhas, mas chegamos mais uma vez a essa época do ano e resolvi escrever um pouco aqui sobre esse mês. O Natal pode ter um significado diferente para cada pessoa, e para mim nunca foi uma grande celebração. Aquela grande festa de Natal, com a família toda reunida, muitas decorações e uma grande mesa recheada de comida nunca aconteceu. Uma parte da minha família nem mesmo decorava a casa haha.
Por algum tempo eu sentia falta dessa festa que nunca tive. Não tanto pelos enfeites, mas de poder reunir todos num só espaço. Nos meus primeiros anos de vida a minha família materna morava em outra cidade, então não passava conosco, e depois dos 7 anos meus pais se separaram, então geralmente estava na casa do meu pai nas férias e consequentemente no Natal. Como adulta, eu compreendo que era o melhor arranjo possível, mas até hoje eu não consigo lidar muito bem com ter que escolher com quem eu estou nos momentos importantes da minha vida. E querendo ou não, uma das imagens mais fortes do Natal é o festejar com a família.
A leitura acabou tendo um grande espaço na minha vida nesse setor, e a imagem do Natal pode ser bem diferente nos livros. Enquanto os filmes geralmente retratam a grande festa, grande família ou uma enorme mudança de vida, muitos livros mostram natais como muitas vezes são. Uma pequena reunião amorosa, um esforço para comprar a ceia ou até mesmo uma noite normal e solitária. Com isso eu consegui aceitar que aquela grande festa nem sempre existe (ou nem sempre é real e honesta).
Hoje em dia eu fico feliz de na ceia de casa não ter as infames piadinhas e perguntas indiscretas (e até ofensivas), e sim uma reunião de pessoas que escolheram estar ali (mesmo que às vezes role tretas também haha). Ainda não fico muito feliz de ter que escolher entre uma pessoa ou outra para passar o natal, mas tento balancear o meu tempo entre as pessoas que eu amo, e não estar presente em um dia do ano não quer dizer que eu não pense em quem não está comigo.
Muitas vezes a gente não sente falta de algo em si, mas sofre pela expectativa do que algo gera. Não é que eu nunca tive um Natal feliz, mas eu nunca tive algo que me disseram que eu deveria ter. Então fica aqui o desejo de um Feliz Natal para todos vocês. E se você não celebra o Natal, Boas Festas! :)